Regra #1 para Aumentar seu Patrimônio

Já parou para refletir como os ricos fazem para continuarem aumentando sua fortuna a cada dia?

Dica: Tem a ver com o que eles compram.

Descobriu?

Logo você vai entender de forma bem simples!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER


Primeiro é necessário que você entenda um conceito muito importante: o Balanço Patrimonia. Ele é mais simples do que você imagina.

Balanço patrimonial é nada mais do que uma tabela que mostra a relação dos seus bens e obrigações.

Se você perguntar pra alguém qual o patrimônio dela, essa pessoa provavelmente vai começar a relacionar a casa onde mora, o carro que ela anda, o sitio etc… entretanto, muitos esquecem de dizer quais são suas dívidas. Isso quer dizer que, se você fez um financiamento do seu carro, ele ainda não é totalmente seu. Seu patrimônio não é exatamente o que você pensava.

Chamamos esse conceito de Patrimônio Líquido.

Balanço Patrimonial

Você pode pegar uma folha de papel deitada e dividir no meio com uma linha. Do lado esquerdo, na coluna Ativos (A), você escreve tudo que você tem. Pode ser seu apartamento, seu carro, aqueles investimentos que você fez em renda fixa, sua moto. Qualquer coisa que seja bem ou direito seu.

Do lado direito, na coluna Passivos (P) você escreve todas as suas obrigações. Tudo que você deve. Pode ser aquele financiamento que você fez, pode ser um dinheiro que você pegou emprestado com alguém. Vai listando tudo…

Por fim, some todos os Ativos que você listou, some também todos os Passivos e subtraia os Passivos dos Ativos. Você encontrará seu Patrimônio Líquido (PL).

PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVOS – PASSIVOS

Imagine que você vende tudo o que tem e quita tudo que deve. O que sobrar será o PL. Esse é o raciocínio.

 

O QUE NÃO FAZER


Agora que você sabe o que realmente é Patrimônio, precisa saber o que NÃO fazer para conseguir atingir sua independência financeira.

Antes disso, vou te dizer como você sabe o que é um Ativo e um Passivo quando ver um desses na sua frente.

ATIVO é tudo aquilo que COLOCA DINHEIRO NO SEU BOLSO!

PASSIVO é tudo aquilo que TIRA DINHEIRO DO SEU BOLSO!

(Copie e cole essas frases em todo lugar pra você lembrar!)

A questão é que muitas pessoas compram Passivos achando que são Ativos. Esse é o erro!

Imagina seu carro. Você acha que ele é um ativo ou um passivo? Ele deprecia a cada dia, todo ano você tem que pagar IPVA e fazer manutenção. Além disso, tem o combustível. Enfim, carro tira dinheiro do seu bolso. Se ele tira dinheiro do seu bolso, é um Passivo.

Agora vamos pensar que você pegou R$ 50.000,00 e comprou de um título de renda fixa que te paga 15% ao ano. Todo ano, esse título vai colocar R$ 7.500,00 no seu bolso, tudo o mais constante. Se ele coloca dinheiro no seu bolso, ele é um ativo.

Não estou dizendo para não comprar um carro e investir todo o seu dinheiro. Afinal, tudo precisa ser feito com sabedoria e equilíbrio… mas você precisa entender esse conceito para não se enganar.

O que não fazer

O Demostrativo de Receitas e Despesas acima é nada mais do que somar tudo que você ganha mensalmente do seu salário, bônus, pró-labora e subtrair todas as suas despesas comuns. O que sobrar, pode ser poupado.

Quando alguém compra um Passivo achando que é um Ativo (Ex.: Carro, casa de praia…) surge um problema: esse Passivo gera mais despesas. Com isso, as Despesas aumentam e o Patrimônio Líquido diminui.

A pessoa acha que está aumentando seu Patrimônio mas, no final, não é isso que acontece…

Você está gostando desse post sobre como aumentar seu Patrimônio?

Então cadastre seu e-mail logo abaixo para ser o primeiro a receber novos artigos como esse diretamente na sua caixa de entrada.

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

 

O QUE FAZER


Agora sim você vai saber qual a Regra #1 para Aumentar seu Patrimônio.

Já sabe a resposta?

Vê se é isso que você estava pensando…

A Regra é: POUPE DINHEIRO E COMPRE ATIVOS!

O que fazer

O que acontece depois parece mágica. Quando você compra Ativos, o que eles vão fazer? Colocar dinheiro no seu bolso. Dessa forma, os ativos vão te dar mais Receita. Além do seu salário ou pró-labore, você terá também a Receita gerada pelos seus Ativos crescendo dia após dia.

E quanto mais Receita você tiver, mais Ativos poderão ser comprados e mais Receita será gerada. Com isso, seu Patrimônio Líquido naturalmente irá aumentar. É um Ciclo Virtuoso.

No final das contas vai acontecer o seguinte. A Receita gerada somente pelos seus Ativos será maior que suas despesas.

Ou seja, você não depende mais da renda do seu trabalho para manter seu padrão de vida. Aí você atingiu a INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA.

 

CONCLUSÃO


Construir um Patrimônio que te permita ser independente financeiramente, depende de comprar ativos.

Quando você compra ativos que colocam dinheiro no seu bolso, seu Patrimônio cresce naturalmente junto com sua Receita.

Imagina o que você poderia fazer com uma Receita bem maior do que tem hoje. Imagina o estilo de vida que você teria. O que você mais gostaria de fazer?

Portanto, tome cuidado com o que você compra. Compre menos Passivos, compre mais Ativos e atinja a Independência!

Gostou do artigo?

Então coloque seu e-mail logo abaixo para ser o primeiro a receber novos artigos como esse diretamente na sua caixa de entrada.

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>