Os 3 Pilares De Uma Excelente Qualidade De Vida E…Dinheiro Traz Felicidade?

Quais são as 3 áreas mais importantes da sua vida e como a falta de uma pode prejudicar a outra?

Já parou pra pensar nisso?

Muitas vezes, as pessoas seguem insatisfeitas e não param pra refletir sobre sua infelicidade.

Foi publicada uma pesquisa na Frontiers In Psychology que entrevistou 2.799 pessoas de 12 países diferentes sobre o que mais gera felicidade. As principais respostas foram relações familiares, relacionamentos sólidos, boa saúde e ter o contentamento de ver os filhos crescerem fortes e positivos.

O interessante é que essas foram as respostas mais comuns entre 12 culturas diferentes, mostrando que as aspirações das pessoas ao redor do mundo são similares.

Uma informação importante é que existem 3 áreas vitais que resumem todos os desejos humanos. Se você estiver bem nelas, sua vida estará feliz e plena.

Portanto, continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

  • Quais são as 3 áreas mais importantes da sua vida;
  • O que acontece quando uma delas está faltando ou está prejudicada;
  • Como fazer para mantê-las equilibradas;
  • Como o equilíbrio (ou desequilíbrio) entre elas pode afetar sua vida financeira.

Parece interessante? Então compartilhe esse post para que essa mensagem chegue a um número cada vez maior de pessoas.

OS 3 PILARES DA QUALIDADE DE VIDA


Pilares da qualidade de vida

Se você vai pra academia todo dia, é por sua saúde. Se vai encontrar com amigos em um bar, é pelos relacionamentos. Se você acorda para trabalhar todos os dias, é por suas Finanças.

Enquanto estou escrevendo essas palavras, não consegui identificar algo na vida que não se encaixa em um desses pilares… Se pensar em qualquer coisa, escreva nos comentários!

Então vamos entender o que exatamente significa cada uma dessas áreas:

  • Saúde: 

Aqui estou falando de saúde física e mental, corpo e mente.

Em relação à saúde física, boas práticas podem aumentar sua expectativa de vida. Hábitos ligados à alimentação, exercícios físicos e qualidade do sono ajudam a garantir uma vida melhor e mais longa.

Em relação à alimentação:

  1. Prefira fontes de proteína magra, de baixa gordura, como peixe e frango;
  2. Beba muita água. Precisamos de 2 a 4 litros de água por dia. 77% do nosso cérebro é feito de água!
  3. Coma mais frutos e vegetais.
  4. Evite sal, açúcar e produtos com gordura saturada. Esses ingredientes aumentam a probabilidade de infarto, hipertensão, derrames, diabetes e obesidade.
  5. Coma mais nozes, castanhas, amêndoas e avelãs (oleaginosas em geral). Eles reduzem os males cardíacos de 25% a 39% se  consumidos cinco vezes por semana.

Em relação aos exercícios físicos, a recomendação dos especialistas é praticá-los, pelo menos, 3 vezes por semana durante 30 minutos. Isso é o mínimo!

O correto mesmo é praticar 5 ou 6 vezes por semana por uma hora.

Exercícios físicos eliminam ou diminuem a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e estresse.

Além disso, atividade física regular melhora sua disposição. Uma simples caminhada a passos acelerados já gera esses benefícios.

sono também é muito importante para sua saúde. Precisamos de 7 a 8 horas por dia de sono para repor as energias. Existe um máximo recomendado também de 11 horas.

Portanto, durma mais de 7 horas e menos de 11!

Uma pesquisa da Associated Professional Sleep Societies mostrou que pessoas que sofrem de insônia crônica correm 3 vezes mais risco de morte em relação às outras pessoas que não sofrem desse problema.

Uma noite de sono de qualidade trará mais energia, mais produtividade e uma melhor disposição física.

Portanto, com boa saúde física e mental, você terá mais disposição para encontrar seus amigos, desfrutar a companhia da sua esposa ou marido e também para trabalhar e ganhar dinheiro.

  • Relacionamentos:

Podem ser tanto relacionamentos amorosos quanto relacionamento familiares, amizades e relacionamentos de trabalho.

Quanto mais ricas forem suas amizades, mais oportunidades de novos relacionamentos poderão surgir.

Uma pesquisa da Universidade Brigham Young mostrou que, quem cultiva boas amizades tem 50% mais chance de sobreviver diante de adversidades. Perder o apoio social diminui mais as chances de sobrevivência.

Portanto, essa pesquisa mostra que ter bons amigos auxilia muito em sua saúde.

Além disso, você é a média das 5 pessoas com quem mais anda.

Se está junto de pessoas de pensamento positivo e bem-sucedidas, você tenderá a também ser positivo e bem-sucedido.

Não estou falando de fazer amigos por interesse. A regra acima só vale se você tiver integridade. A desonestidade e o interesse afasta as pessoas e, no fim, você não terá amigos.

O que estou dizendo é que, ter mais e melhores amizades também ampliam suas chances de negócios. Bons amigos podem fazer parcerias, apresentar pessoas e te apoiar quando precisar.

  • Finanças:

Você precisa de dinheiro para tudo. Quando coloca  seu pé fora de casa, pode ter certeza que gastará dinheiro com alguma coisa. Seja para colocar gasolina, pegar o metrô ou almoçar, mas você irá gastá-lo.

Portanto, não será diferente quando for investir na sua saúde.

Ter uma boa condição financeira te possibilita frequentar uma academia, comprar um bom tênis para correr, ir ao nutricionista, dentista ou médico. Possibilita também comprar alimentos de qualidade.

Se você tiver alguma complicação em sua saúde, possibilita ter um bom plano de saúde, frequentar o melhor hospital e ter os melhores tratamentos.

O dinheiro também te permite comprar tempo para relaxar, viajar e aliviar a mente.

Te permite pagar uma terapia para resolver suas questões internas e abrir caminho para o seu sucesso. Lembre-se: o que mais te impede de avançar são os seus pensamentos.

Na parte dos relacionamentos, o dinheiro te permite encontrar com seus amigos, estar mais presente, ter uma vida social mais rica ou ir a um bom restaurante com sua família.

É preciso ter um plano para aumentar seu patrimônio pois sua liberdade financeira custa dinheiro.

Está gostando desse artigo?

Então coloque seu email abaixo para receber as atualizações do Blog direto em sua caixa de entrada (é grátis!)

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

A INTERAÇÃO ENTRE ELES


 

equilíbrio qualidade de vida

 

Sucesso sem felicidade é fracasso. (Anônimo)

Na faculdade de Economia, entendi que tudo na natureza tende ao equilíbrio.

Mas tem algo mais profundo para se entender. O equilíbrio é relativo. Não necessariamente ele será bom. Pode ser que aconteça num patamar alto ou num patamar baixo.

Sem entrar em fatores técnicos, mas como exemplo, existe um cálculo que se faz para descobrir uma coisa chamada Produto Potencial. Isso representa uma estimativa de quanto um país pode crescer, de forma sustentável, sem gerar inflação (não sei se você sabe, mas crescimento econômico gera inflação – que é uma coisa ruim – e, por isso, as economias tendem a crescer mais num período, depois crescem menos, depois crescem mais… esses são os ciclos econômicos).

Pois bem, o Produto Potencial representa o crescimento de equilíbrio. Pode ser que uma economia tenha um Produto Potencial de 5% ao ano e outra tenha um de 1% ao ano.

Um é bom e outro é ruim… tá vendo, equilíbrio nem sempre é bom. Por isso, você deve buscar o equilíbrio, mas num patamar alto, num patamar que te agrade e que represente os resultados que deseja obter.

Sucesso em qualquer um dos 3 pilares da nossa vida afetará positivamente os outros dois, enquanto que fracasso em um irá prejudicar os outros.

Se você esquece um deles por muito tempo, afetará um segundo. Mais tempo se passa e o fracasso nesses dois afetará o terceiro num ciclo vicioso.

Se essa situação perdurar mais ainda, sua vida pode entrar em colapso com doenças, solidão e pobreza.

Algumas vezes, para melhorar uma área, antes precisamos focar em outra. Por exemplo, para melhorar seus relacionamentos amorosos pode ser preciso cuidar antes da sua saúde.

Agora você vai entender como a falta de uma pode prejudicar as outras:

  • Quando a saúde piora:

Se você tem sucesso nas Finanças e nos Relacionamentos, mas não está dando muita atenção pra sua saúde, tome cuidado.

Com a saúde prejudicada, você pode começar a perder energia e diminuir sua produtividade no trabalho. Aos poucos, isso vai afetando suas finanças.

Baixa energia também pode afetar suas amizades e relacionamentos amorosos. Além disso, se você não está respeitando seu corpo, dificilmente conseguirá respeito de outras pessoas. Com a saúde debilitada, você também se torna menos atraente.

  • Quando os relacionamentos pioram:

Se você tem riqueza e saúde, mas não está cuidando dos seus relacionamentos, sua auto-estima (saúde mental) pode ser prejudicada.

Até porque:

A felicidade só é verdadeira quando compartilhada. (Filme Na Natureza Selvagem)

Menos auto-estima também prejudicará sua produtividade no trabalho e isso afetará suas finanças.

Se as finanças forem mal, seus relacionamentos podem ser prejudicados, entrando num ciclo vicioso.

  • Quando as finanças pioram:

Se tem saúde e bons relacionamentos, mas está falhando nas Finanças, você simplesmente não terá recursos para encontrar seus amigos.

Além disso, problemas financeiros são a segunda maior causa de separações e divórcios no mundo, perdendo somente para infidelidade.

Vida financeira saudável também ajuda a manter os casais unidos.

Sem dinheiro, você não poderá investir em boa alimentação, exercícios físicos ou bons médicos, se precisar.

Portanto, é preciso manter o equilíbrio entre essas três áreas e melhorá-las sempre. Se seus resultados estão ruins em um desses pilares, verifique os outros e procure saber como podem estar afetando.

Se não está tendo sucesso em suas Finanças, talvez precise melhorar seus Relacionamentos ou buscar mais saúde e disposição.

COMO MELHORAR


 

Descubra Qualidade de vida

 

Não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas. (Albert Einstein)

Os 3 pilares da vida estão interligados. Um sempre afetará direta ou indiretamente o outro.

Algumas vezes, a falta de um afetará diretamente os outros dois. Outras vezes, a falta de um afetará um segundo que, por sua vez, prejudicará um terceiro.

Para melhorar sua qualidade de vida é muito importante ter foco. Claro que você precisa dar atenção a todas as áreas vitais, mas precisará direcionar sua ação para a mais debilitada ou para aquela que poderá impactar melhor as outras positivamente.

Para saber o que fazer primeiro, pense em toda a sua vida e dê uma nota para cada uma das 3 áreas vitais. Se precisar, escreva em uma folha de papel, dando uma nota de 1 a 10 para Saúde, Relacionamentos Finanças.

O número 1 representa “muito ruim” e o 10 representa “excelente”. Quando encontrar a área que tem a menor nota, você deve fazer as seguintes perguntas:

  1. Se eu melhorar outra área antes, consigo melhorar essa?
  2. Se eu melhorar essa área, eu realmente consigo melhorar as outras duas, direta ou indiretamente?

O objetivo dessas perguntas é você identificar se essa realmente é a área de foco, aquela que você deve colocar toda a sua energia para melhorar.

Se está muito insatisfeito com seus relacionamentos, talvez esteja pensando nisso o tempo todo e pode ser que tenha dado a pior nota para essa área. Mas será que você está se cuidando? Será que está se preocupando com sua saúde? Você está realizado com seu trabalho?

Se a resposta para essas perguntas for “não”, talvez Relacionamentos não seja sua área de foco porque você precisa antes olhar para si próprio.

Portanto, busque a área que realmente pode impulsionar as outras e coloque sua atenção para aprender o que você deve fazer para desenvolvê-la!

CONCLUSÃO


 

ação qualidade de vida

 

Tem duas maneiras de você pagar o preço em sua vida. Ou pagar à vista ou pagar a perder de vista. (Rodrigo Cardoso)

Você percebeu que existem 3 áreas muito importantes. E não adianta negligenciá-las. A vida sempre cobra o preço.

Na minha opinião, essa citação acima é muito poderosa! Se não entendeu, vou explicar com exemplos.

Você pode pagar o preço de ter uma boa saúde acordando todo dia cedo para correr, nadar, caminhar, malhar, surfar ou fazer qualquer atividade física que goste. Ou você pode pagar o preço anos depois com problemas médicos sérios. A escolha é sua.

Você pode pagar o preço para ter bons relacionamentos sendo cordial, dando realmente atenção às pessoas, se importando, se preocupando ou ajudando, se necessário. Sendo verdadeiro. Ou você pode pagar o preço anos depois com solidão. A escolha é sua.

Você pode pagar o preço de ter uma vida financeira saudável encontrando sua missão de vida e dando duro por ela. Trabalhando o quanto for necessário para realizar seu propósito, poupando e aplicando bem seus recursos para construir seu patrimônio e conquistar sua independência financeira. Ou você pode pagar o preço com dificuldades financeiras por não ter se esforçado ou não ter persistido até onde precisava. A escolha é sua.

A escolha é sempre sua.

E agora, o que você acha? Dinheiro traz felicidade?

Independente da sua resposta, você deve ter percebido que dinheiro é muito importante porque ele nos proporciona uma qualidade de vida melhor, nos permite termos a liberdade de fazermos o que realmente nos faz feliz e nos permite comprar tempo para aproveitar melhor nossos dias.

Sua saúde financeira é um dos pilares da Qualidade de Vida e da felicidade.

Ponha em prática o que for necessário para colocar sua vida em equilíbrio num patamar elevado!

AÇÃO!

Compartilhe esse post com seus amigos para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento.

Gostou desse artigo?

Então coloque seu email abaixo e receba gratuitamente atualizações do Arte da Fortuna direto em sua caixa de entrada!

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>