6 Modos de Pensar E Agir Dos Milionários (Você Não Pode Ignorar O #5)

Segundo Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico Pai Pobre, “Estar quebrado é algo temporário. Ser pobre é algo eterno.

O que você entende dessa frase?

Ela pode parecer um pouco estranha de início, mas tem um significado muito profundo.

Enquanto pensa na resposta, vou te dar uma informação que parece um pouco absurda, mas é verdade.

Você sabia que a única pessoa da lista da Forbes que nunca quebrou na vida é o Bill Gates?

Talvez imaginasse que todos aqueles milionários e bilionários sempre foram ricos ou são uns sortudos. Talvez tenha pensado que eles sempre tiveram sucesso na vida…

Pois é, praticamente todos já quebraram…alguns, mais de uma vez!

Voltando pra frase do Robert, a sacada é a seguinte. Se uma pessoa tem mente de rico, ela pode até quebrar e ficar sem dinheiro nenhum (ou devendo), mas ela volta para a riqueza.

Se uma pessoa tem mentalidade pobre, esquece… ela pode até ganhar na loteria, mas perderá tudo em pouco tempo.

A questão não está no dinheiro, mas sim na mentalidade.

E a mentalidade de pessoas ricas é totalmente diferente da mentalidade de pessoas pobres ou de classe média. T. Harv Eker estudou e catalogou quais são os pensamentos que os milionários têm em comum.

Continue lendo para saber mais sobre:

  • Como se formou sua programação mental sobre dinheiro.
  • Vender seu valor x vender seu tempo.
  • A verdadeira medida da riqueza.
  • O que separa o medo da realidade
  • Uma oportunidade única para mudar sua vida financeira de uma vez por todas.

Parece interessante? Então compartilhe esse post com seus amigos para que mais pessoas aprendam a ter a mentalidade correta para a verdadeira riqueza!

Os Segredos Da Mente Milionária


Promotion and marketing concept - Little people in front of a lo

 

Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo. (Henry Ford)

Na primeira parte desse artigo citei um grande autor, o Robert Kiyosaki.

Nessa parte cito outro de igual importância: T. Harv Eker, autor do livro que dá nome a esse subtítulo.

Não é à toa que cito os dois. Acredito que são leituras obrigatórias pra qualquer pessoa que queira ter sucesso financeiro. Deveriam ser ensinados nas escolas primárias.

Em “Os Segredos Da Mente Milionária”, Harv explica que nossa programação mental em relação a dinheiro foi constituída através de três influências:

  1. Programação Verbal: Aquilo que você costumava ouvir na infância sobre dinheiro;
  2. Exemplos: Como seus pais (ou pessoas que eram referências) lidavam com o dinheiro;
  3. Episódios Específicos: Experiências em relação a dinheiro que podem ter moldado suas crenças.

Se você não se conscientizar desses 3 pontos e não entender como eles têm afetado sua vida financeira, provavelmente não conseguirá mudar seu padrão de funcionamento com relação ao dinheiro.

Você pode até ganhar na loteria, herdar uma herança enorme, achar uma mala de dinheiro na rua, ser sorteado num programa de televisão… Se sua mentalidade não for direcionada para a riqueza, somente conseguirá lidar com a quantidade de dinheiro para a qual está condicionado.

No livro, ele mostra 17 modos de pensar em comum entre os ricos. Se aprender e internalizar esses “arquivos de riqueza”, também poderá construir fortuna.

Dos 17, selecionei os 6 pensamentos que considero mais relevantes.

1. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.


The social network - People networking and creating bonds, conta

Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda! Já ouviu isso?

É a pura verdade…

Se está ao lado de alguém depressivo que só reclama, esse pensamento vai te tomando e, quando menos percebe, está tão depressivo e pessimista quanto essa pessoa.

Em primeiro lugar, se essa pessoa é alguém que você não pode evitar, simplesmente não discuta. Não adianta perder tempo com pessoas negativas. Não é sua obrigação.

Segundo, utilize essa experiência como um teste ou aprendizado. É muito mais difícil se manter positivo ao lado de alguém negativo. Entretanto, se conseguir isso, nada mais afetará sua positividade.

Quando você está com alguém bem-sucedido, não ouve lamentações ou problemas. Por mais que eles existam, essas pessoas são maiores do que eles. Isso faz com que obstáculos se transformem em desafios a serem superados. E isso te incentiva mais ainda.

Tanto energia positiva, quanto negativa são contagiantes. Escolha a que te favorece e ande com pessoas de sucesso.

Busque cursos, grupos de mastermind, eventos ou qualquer forma de te aproximar das pessoas certas.

2. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem.


Man with clock head - Slave to time concept

Esse tópico pode ser um pouco polêmico, mas é preciso aguentar a verdade…

Uma forma de identificar a mentalidade de alguém é pelo horário que ele sai do trabalho.

Não estou dizendo que você deve ser, necessariamente, um workaholic maníaco que mal dorme. Mas tem gente que começa a desligar o computador 5 minutos antes do expediente para não atrasar nem um segundo a sua saída às 17 horas em ponto.

Outra forma de identificar a mentalidade é através do trabalho escolhido.

Pessoas de mentalidade pobre ou de classe média preferem empregos com um salário fixo. E elas ficam buscando formas de aumentar seu salário ou de pedir um aumento pro chefe.

Pessoas ricas são empreendedoras. Geralmente elas não têm um emprego mas, se tiver, irão preferir aqueles que quase não se tem salário, mas o variável é muito maior.

Nesse tipo de negócio, se ganha pelo resultado, não pelo tempo de trabalho. Somente assim será possível ter um retorno proporcional à sua capacidade.

Lembre-se:

Se você não construir seus sonhos, alguém vai te contratar para construir os dele. (Tony Gaskins)

 

3. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.


cash-1169650_1280

Uma vez, eu estava andando numa rua no Rio de Janeiro e uma mulher me parou para fazer uma pesquisa sobre minha classe social. Basicamente, ela me perguntou quantas televisões e aparelhos de som tinham na minha casa e qual era a renda mensal da minha família. Baseada nisso, disse qual era minha classe, numa escala de A a E.

Achei essa pesquisa um tanto quanto ridícula. Em nenhum momento me foi perguntado o valor do apartamento onde eu morava ou quanto eu possuía em aplicações financeiras e outros patrimônios.

Mal sabe ela que, alguém pode ganhar R$ 50 mil por mês e gastar R$ 60 mil. Na pesquisa, esse sujeito estaria muito bem, mesmo estando quebrado.

Como disse no item 2 acima, pessoas de mentalidade pobre ficam a vida buscando um salário maior. Acreditam que, somente assim, podem aumentar seu padrão de vida.

Se ela ganha mais, gasta mais. Mas o que acontece se perder o emprego, por exemplo?

O de sempre. Fica sem dinheiro e o padrão de vida cai a zero (ou até durar o seguro-desemprego).

Pessoas ricas estão mais determinadas a aumentar seu Patrimônio Líquido. Se ele for grande o suficiente, você não depende de salário para manter seu estilo de vida. Nesse artigo, explico como fazer isso.

Somente assim pode-se atingir a liberdade financeira.

Está curtindo esse artigo?

Então coloque seu e-mail abaixo para se juntar a vários leitores inteligentes para receber conteúdos atualizados do Arte da Fortuna (é grátis!).

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

4. As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.


Man climbing coin stack - Money growth concept

Esse hábito está diretamente ligado ao anterior.

Pessoas de mentalidade pobre, ou de classe média, dão duro em seu horário de trabalho para ganhar algum dinheiro no final do mês.

Seguindo o raciocínio de que é preciso “dar duro” para ser alguém na vida, bilhões de pessoas no mundo seguem o cronograma estabelecido por seus empregadores e, veja só… não conseguem ficar ricas.

Curioso né?

Claro que é preciso trabalhar muito, principalmente se você é empreendedor e está começando. Muitos ricos trabalham muito.

Entretanto, não é somente isso que vai te levar à riqueza.

É preciso colocar o dinheiro para dar duro por você.

Pense nas suas notas como pequenos soldados com a missão de aumentar seu patrimônio.

Se você aplica esses recursos corretamente, ele irá se multiplicar. Quanto mais seu dinheiro trabalha por você, menos você terá que trabalhar por ele.

A lição aqui é buscar fontes de renda passiva. Lugares onde você vai colocar seu dinheiro e vai ganhar mais ainda.

Existem duas formas de fazer isso:

  • através de aplicações financeiras como, por exemplo, fundos de investimentos, ações, títulos de renda fixa ou outros ativos que podem se valorizar.
  • através de negócios que trabalham por você e que não dependem do seu envolvimento pessoal como franquias, royalties, licenciamento de idéias ou qualquer empreendimento que esteja sistematizado para operar sem a sua presença.

Resumindo… Não seja escravo do dinheiro

5. As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.


BASE Jumping off Trolltunga - Extreme Sports in Norway

 

Medo não é real. O perigo é bem real, mas o medo é uma escolha. (Personagem de Will Smith no filme “Depois da Terra”)

No livro “Como superar o medo”, Susan Jeffers diz que o grande erro da maioria das pessoas é esperar que a sensação de medo diminua ou desapareça para que comecem a agir.

Qual a palavra chave dessa frase?

Antes de responder, imagina que você foi com seus amigos em uma cachoeira que chega em um rio. Nesse rio tem uma pedra de 10 metros onde as pessoas costumam pular para a água.

Você vê seus amigos pulando e nada de ruim acontece. Eles te chamam para fazer o mesmo, mas você está com medo.

Sei que algumas pessoas têm medo de altura, mas esse é um bom exemplo de um medo sem fundamento.

Se muitos pularam e saíram vivos, o que pode acontecer de ruim?

Se você tomar uma decisão e resolver pular, logo após o medo irá sumir, não é mesmo?

Ou seja, o que separa o medo da realidade é a AÇÃO!

De novo, porque isso é muito importante! O que separa o medo da realidade é a ação.

Quando você age, o medo some porque sua preocupação passa a não fazer mais sentido. Você já agiu e o pior não aconteceu. Automaticamente, esse medo não se provou real.

Se ainda não percebeu, a palavra chave daquela frase lá em cima sobre o livro da Susan Jeffers é “agir”.

Uma coisa interessante sobre esse assunto é a seguinte. Muitas pessoas ficam presas fora da sua realidade temporal.

Isso é um assunto um pouco extenso para um outro artigo, talvez. Mas, vou explicar um pouco melhor.

Existem três “tempos” que conhecemos. Passado, presente e futuro.

Algumas pessoas tiveram traumas no passado e ficaram presas a eles. Talvez esses traumas tenham causados sequelas emocionais mas, ao invés de buscar resolvê-los, elas o utilizam como muleta. Usam esse problema como desculpa para suas desgraças.

Outras pessoas vivem preocupadas e apreensivas com o que pode acontecer. O medo do futuro toma tanto a cena que elas nem executam suas idéias. Tem gente que vive planejando, mas não faz nada. Geralmente são pessimistas, acham que algo de ruim sempre pode acontecer.

O segredo é saber que algo de ruim realmente pode acontecer, mas o melhor a fazer é seguir e ajustar a rota ao longo do caminho.

E a verdade é a seguinte: o único tempo que realmente existe é o AGORA.

Esse que acabou de passar enquanto você lia a frase anterior.

Somente nesse tempo que se pode fazer algo. O passado não pode ser mudado. Sobre o futuro, não há certezas.

Mas sabemos que, nossas atitudes de agora determinam nossos resultados no futuro.

Portanto, se preocupe com seu momento presente e não o desperdice.

6. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.


Learning and Education - Brain Functions Development Concept

 

Quanto mais brilhante você for, mais terá o que aprender.” (Don Herold)

Se você leu ou ouviu falar sobre alguma coisa, isso não significa que você saiba algo sobre essa determinada coisa.

Você sabe que sabe de algo quando vivencia. Esse é o verdadeiro aprendizado.

Não adianta achar que sabe de tudo, pois a realidade pode mostrar o contrário.

Como diz T. Harv Eker:

Ou você está certo, ou você é rico, nunca as duas coisas ao mesmo tempo.

“Estar certo” significa se ater aos velhos modos de ser e pensar.

Se você quer resultados diferentes em sua vida, é preciso fazer coisas diferentes. Entretanto, se não sabe exatamente quais são essas coisas, você precisará aprender.

Muitas vezes, para ter resultados diferentes, é preciso aprender coisas diferentes.

Justamente por esse motivo que o Harv recomenda que você separe 10% da sua renda mensal para educação. Você pode utilizar esse dinheiro para comprar livros, fazer cursos, ir a treinamentos, workshops, eventos. Enfim, qualquer coisa que realmente agregue conhecimento e contribua para o seu crescimento pessoal e financeiro.

Talvez, agora você esteja pensando que é um exagero estar o tempo todo fazendo cursos ou lendo livros mas, à medida que cresce, vai perceber que novas habilidades serão requisitadas automaticamente. Ao longo do caminho vai entender claramente quais delas precisará aprender ou aprimorar.

O QUE FAZER


ADS1-2

Não importa onde você está. O que importa é onde quer chegar e o que está fazendo para isso.

Nenhuma condição é eterna e você sempre terá o poder de mudá-la, se realmente quiser. Qualquer pensamento pode ser aprendido e incorporado à sua rotina.

Você pode ver nesse artigo um método para adotar pensamentos que vão te apoiar.

O importante é entender que tudo começa na sua programação mental sobre dinheiro.

E falando nisso, nesse mês de março está acontecendo no Brasil o Millionaire Mind Intensive (Seminário Intensivo da Mente Milionária). Esse é o treinamento presencial criado pelo T. Harv Eker e que deu origem ao livro “Os Segredos da Mente Milionária”.

Se você quer realmente mudar sua vida financeira de verdade, essa é a oportunidade. Em um evento de 3 dias intensos sua mente será, literalmente, reprogramada para a riqueza.

Digo isso porque participei desse evento e senti na pele como funciona. É muito melhor do que eu imaginava e é por isso que recomendo.

CLIQUE AQUI e saiba maiores detalhes.

Lembre-se sempre que seu sucesso financeiro depende das suas atitudes. E essas atitudes são determinadas pelo modo como sua mente funciona.

Fique atento a isso e… AÇÃO!

Compartilhe esse post com seus amigos para que mais pessoas aprendam a ter a mentalidade correta para a verdadeira riqueza.

Gostou desse artigo?

Então coloque seu e-mail abaixo e receba atualizações do Arte da Fortuna direto na sua caixa de entrada (é grátis!)

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

  • Rodrigo Lourenço

    Ótimo artigo ! Vou compartilhar no Linkedin, ok ?!

    • Olá Rodrigo!

      Claro, pode compartilhar! A ideia é que esse conhecimento chegue ao maior número possível de pessoas.

      Obrigado por sua mensagem e fique à vontade para participar aqui nos comentários.

      Abraços e sucesso!

  • Cezar

    Boa tarde Guilherme!

    Gostei do Artigo muito bom mesmo. Faz um mês que acompanho seu site.
    São matérias com informação abrangente na área de finanças e de fácil entendimento.
    Gostaria de saber se você tem alguma dica (site, livro, curso) de algo que eu possa conseguir uma renda extra para quem não tenha tanto recurso financeiro disponível. Pois tenho meu trabalho hoje mas quero conseguir um renda extra para alavancar meus investimentos. Serei muito grato.
    Desde já agradeço pela informações que você disponha no seu site.
    E pode deixar que estarei divulgando o seu site aos meus amigos e familiares.

    • Olá Cezar!

      Legal! Fico feliz por estar acompanhando e gostando das informações.

      Atualmente, vejo um mercado crescente em empreendedorismo digital. Ou seja, trabalhar com marketing através da internet.
      Então, seguem minhas recomendações.
      Site: http://www.ignicaodigital.com.br, do Erico Rocha.
      Livro: Negócios Digitais, do Alan Pakes (dá uma olhada em livronegociosdigitais.com.br)
      Curso: TOP Afiliado 2.0, da Cris Franklin e Romualdo Cronemberger (www.topafiliado.com.br)

      Recomendo fortemente os 3.

      Fique à vontade para continuar participando aqui, através dos comentários.

      Abraços e sucesso!

  • Valter Farias

    Olá Guilherme. Já li o livro “Os segredos da mente milionária”. Contudo, sua explanação me revelou pontos que eu não tinha percebido.

    Muito bom ! Parabéns.
    Abraço

    • Olá Valter!

      Que bom que teve novos insights! Obrigado por seu comentário. Fique à vontade para dar sempre sua opinião por aqui.

      Abraço e sucesso!