Entenda a Diferença Entre Ações e Renda Fixa De Uma Vez Por Todas

O que são Ações e Renda Fixa? Qual a diferença entre eles?

Esses são conceitos básicos de investimentos. Para entender qualquer outra aplicação, é importante compreender essas duas estrelas.

 

O QUE SÃO AÇÕES?


Imagina que uma senhora chamada Dona Maria é muito boa em fazer doces, tortas e salgados. De tanto ser elogiada, ela resolve abrir uma loja.

Ela investe, abre a empresa e tudo vai muito bem. Um ano depois, ela está com muitos clientes fiéis e ganhando bastante dinheiro.

Como o negócio cresceu, ela decide abrir uma nova loja. Mas ela fez um investimento alto um ano antes, ela não tem dinheiro agora para abrir um novo espaço.

Ela tem uma amiga chamada Joana que também sabe fazer doces e salgados muito bem. Ela conversa com sua amiga e a convida para ser sua sócia.

A Dona Joana aceita o desafio e faz o investimento para abrir a segunda filial. Em troca do dinheiro que ela investiu, Dona Maria lhe dá 50% da empresa.

Isso é exatamente o que acontece no mercado de ações. As empresas vendem parte de seu negócio para conseguir mais dinheiro com o objetivo de fazer investimentos. Esse capital servirá para expandir a empresa de forma que todos ganham. Quando alguém compra uma ação de uma companhia, automaticamente se torna sócio dela.

Nessa história, podemos dizer que Dona Joana comprou 50% das ações da empresa da Dona Maria.

 

O QUE É RENDA FIXA?


Agora imagine que se passou mais um ano da sociedade de Maria e Joana e, novamente, está andando tudo maravilhosamente bem.

Uma complementa o trabalho da outra e o negócio cresceu mais ainda. A melhor coisa que elas fizeram foi abrir a filial e elas decidem que querem inaugurar uma terceira loja.

Entretanto, nenhuma das duas possui dinheiro disponível pra fazer esse investimento. Elas também não conhecem mais ninguém que entenda do negócio e seja confiável para ser um novo sócio ou sócia. Por esse motivo, as duas decidem tomar um empréstimo no banco.

O objetivo desse empréstimo é, mais uma vez, expandir a empresa. E isso é exatamente o que acontece no mercado de Renda Fixa.

Renda Fixa é um título que representa uma dívida, um “empréstimo”. Se você faz uma aplicação de Renda Fixa, significa que está emprestando seu dinheiro pra alguém em troca de uma remuneração pré-acordada, por um prazo pré estabelecido.

Esse alguém pode ser uma empresa privada, uma instituição financeira ou até o Governo, através dos Títulos Públicos. Esse dinheiro pode servir para financiar os projetos de uma empresa.

 

RENTABILIDADE


Uma grande diferença entre Ações e Renda Fixa é a rentabilidade da aplicação, a forma como você será remunerado.

Ações são aplicações de Renda Variável. Não há possibilidade de prever qual será a rentabilidade no futuro porque os preços desses ativos oscilam todo dia. O preço de uma ação é baseado na expectativa de desempenho futuro daquela empresa. Entretanto, não é possível ter certeza de qual será esse preço futuro.

No caso da Renda Fixa, é possível saber qual é a remuneração de um título antes mesmo de se aplicar. Normalmente eles pagam uma taxa de juros anual (como por exemplo, 15% ao ano) ou pagam inflação mais uma taxa de juros menor (Ex.: inflação + 7% ao ano).

CONCLUSÃO


Uma Ação é nada mais que a participação de uma empresa. Se você compra uma, se torna sócio dessa empresa no exato momento.

Renda Fixa representa uma dívida. Se você compra um título de Renda Fixa, está emprestando dinheiro para alguma instituição em troca de juros. Você é a banca, nesse caso.

Importante falar que é necessário estudar bastante e ter uma orientação profissional antes de aplicar em qualquer um desses mercados. É preciso avaliar seu perfil de risco, horizonte de investimentos e capital disponível para tomar decisões de investimentos.

Por fim, participe comentando abaixo. Escreva suas dúvidas, críticas e opiniões sobre esse post.

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Obs.: O Arte da Fortuna não faz qualquer tipo de indicação de aplicações financeiras. Esse artigo tem somente a função informativa de explicar o que é cada uma das modalidades de investimentos citadas. As modalidades citadas nesse artigo não configuram recomendações de investimentos. Os resultados de decisões de investimentos após a leitura é de responsabilidade única e exclusiva do próprio leitor. Resultados passados não representam garantia de resultados futuros.