O Que Marshmallows Podem Nos Ensinar Sobre Riqueza e Sucesso

Muitas vezes gastamos dinheiro com o que não precisamos, prejudicando a formação do nosso patrimônio. Se isso já aconteceu com você, vou te explicar como evitar!

Já ouviu falar no Experimento do Marshmallow?

 

O EXPERIMENTO DO MARSHMALLOW


marshmallows-788771_1920

Você sabe o que é Marshmallow? É esse doce feito basicamente de açúcar e algum tipo de gelatina (eu acho!). Aqui no Brasil não é muito comum mas, em outros países, as pessoas adoram. Principalmente nos Estados Unidos.

No final da década de 60, o pesquisador americano Walter Mischel, professor da Universidade de Standord, fez um experimento bem interessante com Marshmallows e um grupo de crianças.

Ele colocou elas numa sala e, na frente de cada uma, deixava um Marshmallow. As crianças eram informadas de que podiam comer aquele único Marshmallow mas, se esperassem 15 minutos (uma eternidade!), ganhariam outro.

Algumas não aguentaram esperar e se contentaram em comer somente um. Outras criaram todo tipo de artifício para aguentar com firmeza e poder ter uma recompensa maior.

Dá uma olhada nesse vídeo que reproduz a experiência. Chega a ser engraçado!

O mais interessante aconteceu depois. O Professor Mischel acompanhou o desenvolvimento dessas crianças ao longo da vida. Logo após o experimento, aquelas que esperaram o tempo necessário pra ganhar o segundo Marshmallow tiveram notas muito melhores na escola do que as que não tiveram essa paciência.

Melhor ainda… 40 anos depois, as crianças que tiveram força para aguardar se tornaram adultos mais bem-sucedidos, com mais saúde e melhor estrutura familiar.

 

BENEFÍCIO PRESENTE X BENEFÍCIO FUTURO


Trazendo os resultados desse estudo para o mundo das finanças pessoais, podemos fazer uma reflexão muito interessante.

Para se criar um patrimônio para o futuro é necessário poupar no presente. Essa é uma decisão que precisamos tomar a cada impulso de consumo. Se eu quero criar riqueza, preciso abrir mão do benefício atual.

Para ganhar mais um Marshmallow, foi necessário investir 15 minutos do tempo. Para ganhar a Independência Financeira, é necessário investir também dinheiro, além do tempo.

Se você decide guardar 10 ou 20% da sua renda mensal para construir fortuna, saiba que está abrindo mão de 10 ou 20% de consumo presente. Se está fazendo isso é porque terá um benefício muito maior no futuro.

Se tem dificuldade de guardar dinheiro, vou te dar uma dica muito importante.

Melhor, vou te dar duas dicas…

A primeira é sempre, sempre, sempre se pagar primeiro. Sempre. Assim que seu salário ou pró-labore entrar na sua conta, transfira aquele percentual que decidiu para sua conta de investimentos. Depois você decide o que fazer com a outra parte. Falo mais disso no artigo O que T. Harv Eker Pode Nos Ensinar Sobre Como Gerir Dinheiro. Vale conferir.

A segunda recomendação é matadora!

Pra conseguir fazer o esforço de guardar pro futuro, você precisa saber porquê você quer esse dinheiro.

Você quer comprar um Porsche, quer viajar pra Grécia, quer se aposentar ganhando R$ 50.000,00 por mês? Não importa, mas você precisa saber.

Então, pegue algumas folhas de papel e comece a escrever tudo aquilo que deseja fazer com mais dinheiro. Pode dar asas a sua imaginação. Se imagine com dinheiro sobrando, como se você não tivesse limite para gastar e escreva tudo.

Gaste duas folhas de papel fazendo isso. Você vai ver que tem muita coisa legal pra se fazer com dinheiro.

É importante ser detalhista. Não adianta dizer que quer um Porsche. Tem que dizer que quer um Porsche 911 Turbo Cabriolet preto e com os bancos e teto vinho. Seja específico. Se precisar, busque fotos na internet.

Por fim e não menos importante, toda vez que você for gastar se faça a seguinte pergunta:

  • Isso que quero comprar é mais importante que meus sonhos?

Como já sabe quais são seus sonhos, não compre se a resposta for NÃO.

Seu Patrimônio agradece!

Gostou desse artigo?

Então coloque seu e-mail abaixo para fazer parte de um grupo seleto de pessoas que recebe as atualizações em primeira mão:

CONTEÚDO VIP!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>